O cérebro precisa de exercícios! Assim como a atividade física melhora nossa condição física, nosso cérebro também precisa ser exercitado para melhorar a memória, raciocínio e concentração. Confira algumas dicas simples de como exercitar o cérebro, que pode ser usado no seu dia-a-dia! Confira 10 dicas de exercícios para o cérebro e ajudar a melhorar a memória, raciocínio e concentração!
1 – Procure usar a outra mão
Geralmente usamos melhor uma das mãos! Procure fazer tarefas do dia-a-dia com a outra mão, como por exemplo, escovar os dentes, pentear ou secar os cabelos, ensaboar no banho, segurar o copo, …
Podemos dizer, de uma forma geral, que o cérebro humano é dividido pelo lado esquerdo e lado direito. A metade esquerda do cérebro comanda o lado direito do corpo, e a metade direita do cérebro comanda o lado esquerdo do corpo. Normalmente somos “mais” habilidosos de um lado do corpo, facilmente identificado pelo mão que usamos para escrever. Por isso, estimule o outro lado “mais fraco”. Isso é um bom exercício para o cérebro;
2 – Pratique atividade física regularmente
O exercício físico faz bem para a saúde física, mental e aumenta a circulação sanguínea no cérebro. A atividade obriga o cérebro a “trabalhar” para movimentar o corpo e tomar decisões;
3 – Leia um livro
Ler uma boa história estimula o cérebro a pensar ou imaginar as cenas descritas no livro. Isso é um bom exercício para “turbinar” seu cérebro;
4 – Mude o trajeto para casa
Ao voltar para casa, pegue ruas diferentes! Quando acostumamos a pegar o mesmo caminho, nosso cérebro fica “parado”! Mudando de caminho, nosso cérebro precisa tomar decisões e ficar atento ao trajeto;
5 – Mude objetos de lugar
Procure trocar porta-objetos, chaves, canetas, controles de lugar! Isso não significa que você precisa ser desorganizado! Quando você muda os objetos de lugar, você precisa “forçar” o cérebro a lembrar onde deixou as coisas!
6 – Saia da rotina
Quando algo tornar-se rotineiro, é preciso fazer mudanças, seja de horário, de intensidade ou até de atividade! Procure fazer coisas novas!
7 – Faça pequenos jogos de passatempo e raciocínio
Um bom exercício para o cérebro é fazer e resolver pequenos desafios. Pequenos jogos, como palavras-cruzadas, quebra-cabeças, caça-palavras, jogo de cartas e até jogos de computador, estimulam o cérebro a tomar decisões.
Confira alguns jogos que já falamos aqui, como o jogo do peixinho para treinar o cérebro que passou no Fantástico e o jogo Temple Run
8 – Pratique relaxamento
O relaxamento faz bem para o corpo e ajuda na concentração! Um exercício de relaxamento simples é sentar-se em um local silencioso, fechar os olhos e pensar que está em uma praia. Respire lentamente. Imagine sentado na areia, ouvindo o barulho do mar. O cérebro será “obrigado” a imaginar estas cenas! Procure imaginar outros locais bacanas!
9 – Lembre como foi seu dia antes de dormir
Antes de dormir, procure lembrar como foi o seu dia! O que você fez desde quando acordou, com quem encontrou, sobre o que conversou, o que almoçou e jantou! Isso é um bom exercício para a memória!
10 – Durma!
Durma de 7 a 8 horas por dia! O sono é importante para o cérebro! É durante o sono que o cérebro “reorganiza” as informações aprendidas no dia e os guarda na memória! Mas cuidado! Dormir demais também faz mal para o cérebro! Estudos mostram que dormir pouco ou dormir demais aumenta a velocidade do declínio cognitivo e afeta habilidades, como o raciocínio.
Aproveite e confira como acabar com a insônia e melhorar suas noites de sono!
Deixe um comentário