Produto quebrado, produto com defeito, reclamação por garantia, produto não entregue, serviço mal prestado, cobrança indevida, telefone que não funciona, …, são inúmeras os tipos de reclamações de clientes insatisfeitos ou mal atendidos.
Mas o que podemos fazer para reclamar e buscar nossos direitos de consumidor?
A primeira providência é tentar conversar amigavelmente com a empresa.
Mas o fazer se o problema não foi resolvido amigavelmente?
Existem alguns sites que propõe a te ajudar, onde você poderá mostrar sua indignação e fazer sua reclamação. O mais conhecido deles é o Reclame Aqui. Mas existe outra opção, que é o Confiômetro, do mesmo grupo do site Buscapé.
Nestes sites, você poderá expor sua insatisfação para várias pessoas, inclusive para a empresa. Uma empresa que preza pela sua imagem, irá responder a sua reclamação. Porém, ela pode demorar para responder, ou até não responder. Porém sua reclamação ficará registrada para todos verem.
Caso a resposta não venha, a recomendação é que procure o Procon de sua cidade para intermediar o problema. O Procon é um orgão de defesa do consumidor. Após apresentar sua queixa, o Procon marcará uma data para fazer uma audiência de conciliação, onde ambas as partes poderão negociar o problema, intermediado pelo orgão. Guarde todos os comprovantes de que você tentou resolver o problema.
Caso o problema ainda não se resolva, o jeito é entrar na Justiça. O próprio Procon possivelmente indicará a entrada de um processo na Justiça.
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